Marca | Assegura um poder estratégico de competitividade para a empresa

A marca é um dos patrimônios de maior valor que uma empresa pode ter. Talvez a grande dificuldade de perceber essa importância seja o motivo dela ser algo intangível, impossível de ser tocada.

Ter uma boa marca não é exclusividade das grandes empresas, que realizam investimentos expressivos para divulgar, valorizar, preservar e fortalecer a sua marca no mercado. As pequenas e médias empresas, assim como os negócios informais, independentes do segmento de atuação, também têm a sua marca, expressa num produto, serviço e na própria imagem.

Numa comparação com pessoas, as empresas também possuem um nome, um tipo de identidade,  que serve como condição para diferenciá-las no mercado. E quem exerce este papel é a marca.

A representação da marca ocorre, de forma isolada ou agrupada, através da combinação de um nome, desenhos, símbolos, cores, enfim, elementos que criam um modelo mental da empresa para servir como referência, quando se fala sobre ela.

Há inúmeros casos para classificar marcas. Temos as que são nominais e indicam, geralmente, o nome do fundador da empresa ou de seus filhos. O mesmo ocorre com nomes de locais onde a empresa está situada, geralmente destacando o bairro ou a cidade. Nomes criados e inventados a partir do nada ou, então, que estabeleçam referências diretas e sugestivas de significados e/ou benefícios dos produtos ou serviços, também devem ser considerados no processo.

Dentro desta apresentação, precisamos considerar especialmente o seu nome, oficial ou fantasia - quando é pronunciável - e o seu logotipo - quando é representada através de um desenho, símbolo, imagens visuais e cores.

Nesta situação, a marca fica sendo um dos principais elementos de comunicação e projeção para a empresa no mercado. Por causa disto, a marca precisa ser muito bem trabalhada, com cuidados especiais na criação, preparação e tratamento do nome e do logotipo. Em qualquer aplicação, deve-se estabelecer e respeitar todos os itens e características da identidade definida no projeto original.

A empresa precisa ter a marca projetada em seu material promocional, no papel para carta, envelopes, cartões de visita, orçamentos, notas fiscais,  recibos de entrega e pagamento, enfim, em qualquer impresso oficial que sirva para representá-la. O mesmo caso se aplica às embalagens dos produtos e à fachada externa da empresa.

A marca precisa ser forte, ter um nome facilmente pronunciável e com um som compreensível para facilitar a sua memorização, além de um logotipo que transmita, facilmente, a identidade da empresa. Essa identificação precisa ter laços sólidos com o público-alvo da empresa e traduzir valores, significados, envolvimento social, benefícios funcionais e emocionais, bem como outros apelos culturais. O relacionamento da marca com o cliente deve ser sólido e pautado na confiabilidade.

A marca passa para uma situação de destaque, quando um consumidor tem a necessidade de um produto ou serviço, associa-o mentalmente à empresa e não ao seu concorrente. Essa situação de lembrança e reconhecimento é considerada como "top of mind". Suas vantagens se revertem, por exemplo, num maior poder de negociação e preferência junto aos clientes e fornecedores.

Para chegar a esse patamar competitivo, é preciso investir na comunicação da marca com o mercado, focando especialmente o seu público-alvo. Como complemento, um slogan auxilia para mostrar, de forma bem prática, os  benefícios ou diferenciais que a empresa tem. Entretanto, tudo isso não é conseguido de uma hora para outra, pois demanda trabalho e é tarefa para o médio e longo prazo.

Além da organização destes elementos da marca, é preciso protegê-la e adotar uma série de cuidados. O principal deles é o registro. Ele deve ser feito junto ao Instituto de Propriedade Industrial, conhecido como INPI. É através deste caminho que a marca passa a pertencer, legal e oficialmente, à empresa. Maiores informações sobre como proceder diante deste caso basta acessar, pela Internet, o site www.inpi.gov.br ou, então, solicitar a assessoria de uma empresa especializada no registro de marcas e patentes.

Toda marca bem trabalhada e fortemente posicionada junto aos clientes, assegura um poder estratégico de competitividade para a empresa e funciona como chamariz para novos negócios, criando oportunidades de penetração em novos segmentos de mercado, com aumento no volume de vendas, conquista, lembrança e reconhecimento na mente dos consumidores. Estabeleça um planejamento de trabalho e faça a marca de sua empresa trilhar por estes caminhos.


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