INSS: Operação Pente-Fino convoca 902 mil benefícios para serem revistos

INSS: Operação Pente-Fino convoca 902 mil benefícios para serem revistos

Segurados de todo o país estão passando pela chamada Operação Pente-Fino do INSS. Trata-se de uma revisão que a autarquia realiza periodicamente a fim de detectar possíveis fraudes ou pagamentos indevidos de benefícios

Desde o início de agosto, quando teve início a operação, os segurados têm recebido cartas para agendar perícia médica. No total, a estimativa é de que 902 mil benefícios passem por revisão. De acordo com o INSS, 170 mil cartas já foram enviadas. No total 902 mil pessoas serão chamadas em todo país. 

Uma maneira de se evitar problemas e ser chamado pelo INSS, é manter sua documentação e dados pessoais sempre em dia. Mas caso você tenha recebido a carta e precise comparecer, mais que rapidamente procure juntar os documentos que atestem uma incapacidade ao retorno ao trabalho, por exemplo. Para isso, procure o médico que acompanha o seu caso e atualize os documentos e exames. Caso perca  a data da convocação e não realize a perícia médica, o benefício pode ser suspenso.

Geralmente, quem vai passar pela perícia são as pessoas que possuem benefício por incapacidade temporária ou auxílio-doença e os aposentados por invalidez que não tenham feito perícia há mais de dois anos.

Quem receber a correspondência deve cumprir uma série de determinações e tem um prazo de 30 dias para apresentar os documentos que comprovem seu direito ao benefício. Caso contrário, o pagamento será suspenso. Por isso a importância em manter suas informações pessoais atualizadas junto ao INSS.

Fonte: JornalContábil | 09/09/2021


ENTRE EM CONTATO



LOCALIZAÇÃO

Avenida Zumkeller , 217
Mandaqui - São Paulo-SP
CEP: 02420-000

(11) 2208-3222