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Meu INSS: Veja como cadastrar a senha de acesso

Meu INSS: Veja como cadastrar a senha de acesso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autonomia do Governo

Federal responsável pelas contribuições e manutenções da Previdência

Social, dirigente dos serviços de APOSENTADORIAs, auxílios e pensões.

Com os avanços tecnológicos e as facilidades desenvolvidas com a

internet e Smartphones, favoreceu o contribuinte a realizar consultas e

agendamentos, sem a necessidade de dirigir-se até uma agência do INSS.

Porém, com a ausência de informações ao cidadão, diversos beneficiários

encontram dificuldades ao executar requerimentos ou efetuar o cadastro

de senhas na plataforma e aplicativo do Instituto.

Ocasionando, dificuldades para realizar ações na plataforma e aplicativo

do Meu INSS, além da impossibilidade de consultar os serviços como

FGTS e APOSENTADORIA, assim como o agendamento online da perícia

médica.

Como executar o cadastro de senha pela internet?

A priMEIra etapa para gerar uma senha no seu cadastro é acessar o site

ou aplicativo do Meu INSS , clicando na opção “Cadastrar Senha”, o

cidadão é redirecionado a preencher todas as informações de dados

pessoais, como o cpf, nome completo e número do celular.

Após o preenchimento correto, de todos os seus dados pessoais e a

confirmação de identidade no número, e-mail informado, o cidadão é

redirecionado a um banco de perguntas sobre o seu histórico trabalhista e

informações como antigos endereços e telefones.

Com o cadastro completo, é gerado automaticamente uma senha

temporária na página do INSS, essa senha, vai ser utilizada para o seu

priMEIro acesso ao Portal.

Após o login, preenchido com o cpf cadastrado e a senha temporária,

você garante acesso aos serviços e consultas do Meu INSS.

A alteração da senha pode ser efetuada diretamente, no Login ou na sua

página do Instituto, enfatizamos que é necessário o acesso ao e-mail e

telefone cadastrados anteriormente.

Quais serviços estão disponíveis no Meu INSS?

O aplicativo e site do Instituto, oferece a consulta e agendamento de

diversos serviços concedidos pela Previdência, como a APOSENTADORIA e

pensão por morte, além do requerimento para o auxílio doença, salário

maternidade e os extratos de pagamento e IR.

O contribuinte, também pode simular a APOSENTADORIA, visualizar os

benefícios disponíveis para o seu cadastro, assim como consultar o

calendário de pagamento para beneficiários e consultar ou recorrer a um

recurso.

Entretanto, reforçamos que a perícia médica e outros serviços como

entrega de documentos, continuam sendo exigidos presencialmente para a

comprovação de requerimentos, na data estabelecida entre a autarquia e

requerente.

Ao enfrentar dificuldades ou encontrar divergências no cadastro e

informações apresentadas na plataforma, o contribuinte deve contatar

imediatamente o INSS, através do telefone 135, informando as indevidas

referências.

Como acompanhar uma solicitação de benefício?

Sim! Como citamos acima, o espaço online do Meu INSS permite o

agendamento e a consulta de todos os seus requerimentos de serviços

oferecidos pela Previdência Social. Para acompanhar a solicitação de um

benefício é utilizado a mesma senha e informações inseridas no cadastro.

Ao confirmar o seu Login, você pode visualizar os benefícios e solicitações

atribuídas ao seu cpf, além de poder, acionar um recurso diretamente no

site do INSS. Lembre-se de verificar o dia e horário informado pela sua

agência para deferir o requerimento.

Enfatizamos que qualquer solicitação pode ser executada através do site

online, além da APOSENTADORIA, o salário-maternidade, a pensão

microcefalia e o benefício assistencial estão disponíveis na plataforma.

Posso agendar minha perícia pelo aplicativo?

O serviço de perícia médica e prova de vida presencial ou domiciliar,

também está com agendamento disponível, através da agência digital.

Com o cadastro efetuado, o beneficiado garante a sua consulta sem a

necessidade de encaminhar-se até uma agência física.

Contudo, lembramos que os serviços de perícia médica, ainda precisam

ser avaliados presencialmente com o médico responsável da sua agência.

Caso o beneficiário possua comorbidades para dirigir-se até um INSS, é

importante entrar em contato através do 135, para solicitar a perícia ou

prova de vida domiciliar.

O Meu INSS vai funcionar durante a pandemia do

Coronavírus?

O aplicativo e site do INSS, continuam prestando seus serviços

normalmente, com consultas e agendamentos disponíveis online, porém,

pelo isolamento social, provocado pela Covid-19, no momento as agências

físicas não estão em funcionamento.

Até o presente momento, o INSS, ficará fechado durante 120 dias a partir

do decreto publicado dia 20 de março de 2020, todos os serviços com

exigências presenciais estão suspensos por 4 meses, podendo ser

efetuado prorrogação a qualquer momento.

No entanto, com as atualizações efetuadas constantemente pelo Governo

Federal, perícias médicas e prova de vida podem ganhar um aplicativo

digital para os seus requerentes, qualquer informação será divulgada no

nosso blog e canais oficiais.

Conteúdo original ConsuPrev | 13/03/2020.


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